segunda-feira, 26 de março de 2018

Dicas para Passar na Cespe/Cebraspe


Você que está estudando para o concurso, o ideal é sempre fazer muitas questões de concursos anteriores, sendo uma das formas mais comuns para ser respectivamente aprovado. Porém, a preparação correta para conquistar a aprovação no CEBRASPE (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos), conhecido anteriormente como CESPE/UNB (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos / Universidade de Brasília).


Na prática, não tenha dúvidas que ser aprovado no CESPE / CEBRASPE não é uma tarefa fácil, mas é plenamente possível. Para passar, você precisa compreender ao certo quem é a banca, quais são os critérios utilizados, seus diferenciais, os assuntos mais cobrados e também as estratégias para realizar a prova. Sem dúvidas, é a banca que mais aplica as provas mais difíceis e mais bem elaboradas. Contudo, é temida por muitos candidatos, principalmente pela fórmula de correção que penaliza os erros com determinadas anulações de questões certas.
Banca seleciona os candidatos
O real objetivo do CESPE / CEBRASPE é que apenas os melhores candidatos sejam devidamente aprovados. Ainda assim, a banca deseja evitar ao máximo que os candidatos consigam pontos na prova por meio dos famosos “chutes” e “golpes de sorte” para obter êxito. Além disso, as pontuações das provas do CESPE / CEBRASPE não costumam ser altas, exatamente por esses motivos. Normalmente, os primeiros colocados ficam com até 80% dos pontos totais. Então, se você não gabaritar a prova, não se desespere, isso é normal nesse tipo de prova.
Além disso, a principal dica para passar na banca é mais do que necessário conhecê-la profundamente para obter resultados positivos. Para isso, faz-se necessário fazer exaustivamente as questões dos últimos concursos, o que por sua vez ajuda bastante você ter uma ideia de quais são as características da banca. Os concursos semelhantes ao que você quer prestar, como mesmo nível de escolaridade ou área, como, por exemplo: a área jurídica, fiscal, controle, dentre outros. O curso preparatório Gran Cursos faz um apanhado com milhares de questões da FCC e é possível filtrar pela banca e até assunto.

Em determinadas provas de concursos no maior estilo CESPE / CEBRASPE é difícil termos real certeza das respostas de forma prática. Caso você marque apenas o que tem de fato possui certeza, é possível que deixe boa parte da prova em branco, devido algumas questões mais complexas do que o usual. Portanto, é aconselhável dividir as questões de três formas diferentes: as que você tem certeza da resposta, as que acredita saber a resposta (famoso talvez) e as que definitivamente não tem a mínima ideia. Dessa forma, você conseguirá realizar uma prova otimizando o tempo, sem utilizá-lo de forma incorreta para realizar a prova.
Ainda assim, é recorrente a banca aplicar as provas discursivas juntamente com as provas objetivas, corrigindo as provas dos que obtiveram as melhores notas dos demais. As provas discursivas do CESPE / CEBRASPE possuem um nível de cobrança bem elevado, formal e seguindo regras. O comum, por exemplo, é que as redações solicitem um número de linhas entre 60 e 90 linhas, enquanto que o CESPE / CEBRASPE costuma exigir algo em torno de 30 - 40 linhas, mas com exigência bem maior proporcionalmente ao conteúdo proposto.
Vale a pena deixar em branco?
Caso você tenha se preparado corretamente, deve deixar no máximo 10% da prova em branco, não mais do que isso, pois significa que está inseguro de marcar. Para passar em um concurso é necessário fazer muitos pontos, e você não conseguirá uma boa pontuação se deixar muitas questões em branco. Como o Cespe tem um estilo peculiar de questões, não se desespere: depois da prova, quase todos os candidatos saem com a sensação de que é muito difícil ter se saído.
Lembre-se do ponto principal: Você é capaz e vai conseguir seus objetivos! Só depende unicamente de você! Acredite em você e siga em frente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dicas para Passar na Cespe/Cebraspe

Você que está estudando para o concurso , o ideal é sempre fazer muitas questões de concursos anteriores, sendo uma das formas mais comun...